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4º Encontro do GEPOM

Descrição do evento

Inédito e singular, o 4º Encontro do GEPOM – Gestores Públicos de Obras e Manutenção – foi idealizado com o objetivo de apresentar novidades e resultados às propostas debatidas ao longo de 2017, nos três encontros promovidos por representantes dos três poderes da União e, assim, contribuir para a expansão e melhorias de projetos e contratações públicas em benefício da sociedade.

Em nossa 4ª edição, daremos boas-vindas aos profissionais de órgãos públicos, empresas públicas e sociedade de economia mista do segmento de engenharia e arquitetura para participar desta pioneira iniciativa, que tem como desdobramento o compartilhamento em todas as formas e formatos envolvidos na criação de projetos, execução de obras e manutenção de edificações de pequeno, médio e grande porte.

Durante os dias 18, 19 e 20 de setembro de 2018, ofereceremos extensa programação composta por palestras, três debates e três painéis.

CADASTROhttps://www.sympla.com.br/4-encontro-do-gepom—gestores-publicos-de-obras-e-manutencao__332273

Público Alvo

Profissionais de órgãos públicos e empresas públicas do segmento de engenharia de obras e manutenção de Brasília.

Ressaltamos que o GEPOM é exclusivo à participação de servidores, empregados e funcionários públicos, sem qualquer finalidade de arrecadação ou distribuição de recursos financeiros para sua realização, e objetiva tão somente a interação e o compartilhamento de boas práticas relacionadas a projetos, obras, manutenção e serviços de engenharia no poder público.

Custo

Gratuito!!!

ATENÇÃO: Inscrições somente serão aceitas inscrições de servidores públicos (empregados ou funcionários).

Este ano o encontro ocorrerá em parceria com a INFRAERO Aeroportos, a Associação de Engenheiros Mecânicos e Industriais – ABEMEC/DF e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA/DF e com palestrantes dos órgãos TJDFT, SEGETH/CAP, DNIT, METRÔ/DF, ELETRONORTE, CÂMARA DOS DEPUTADOS.

Programação

18 de setembro de 2018 | Inovação

Palestra de 9h30 às 10h

Tema: Hidrômetro Digital – TJDFT

Palestrante: Jackson Vasconcelos

Ementa: Palestra irá mostrar as etapas e os resultados da implantação de hidrômetros telemétricos no TJDFT, incluindo seus impactos financeiros, na manutenção predial e na sustentabilidade.

Mini Bio: Trabalhou com manutenção predial na Secretaria de Gestão Predial da UnB em 2008 e 2009. Atuou em algumas construtoras, entre elas a Odebrecht. Trabalha na Gestão de Manutenção do TJDFT desde 2012. Atualmente se dedica à análise de dados, Excel, finanças, Business Intelligence e também atua como Consultor nessa área.

Palestra de 10h às 10h30

Tema: Gestão de Ativos Físicos em Empresas Públicas – INFRAERO

Palestrante: Leonardo Santos

Ementa: Apresentação do processo de implantação da Metodologia de Gestão de Ativos Físicos da Infraero, de acordo com os requisitos da NBR ISO 55.000.

Mini Bio: Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações – PUC-MG. Especialista em Economia Empresarial – Instituto de Educação Continuada – IEC/PUC-MG. MBA em Gestão de Ativos – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN) /Fundação Gorceix. Trabalhou na área de Manutenção de Ativos há mais de 17 anos, sendo que nos últimos 10 anos ocupando cargos de gestão na Infraero, atuando como Líder de Projetos Estratégicos e na Coordenação da manutenção de diversos sistemas e equipamentos que compõe a infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea. Nos últimos 2 anos tem se dedicado à implantação da Metodologia de Gestão de Ativos na Infraero.

Palestra de 10h45 às 11h15

Tema: Novo Código e Obras e Edificações do DF – CAP

Palestrante: Laura Girade Corrêa Borges

Ementa: O Código de Obras e Edificações – COE é o instrumento fundamental e básico que regula obras e edificações públicas e particulares em todo o território do Distrito Federal e disciplina procedimentos de controle urbano, licenciamento e fiscalização. O objetivo é apresentar a nova Lei nº 6.138/2018, publicada em 27/04/2018, suas diretrizes básicas e novo modelo do processo de Licenciamento de Obras do Distrito Federal definindo as principais alterações em relação ao procedimento atual, incluindo os novos os trâmites que serão utilizados nos órgãos envolvidos.

Mini Bio: Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo UniCEUB em 2005, atualmente trabalha como analista na Central de Aprovação de Projetos – CAP do Governo de Brasília. Com mais de 10 anos de experiência na área de aprovação de projetos e licenciamento de obras, trabalhou em Administrações Regionais e Secretarias do Governo. É membro da Comissão Permanente do Código de Edificações do Distrito Federal e participou da elaboração da Lei nº 6138/2018.

Palestra de 11h15 às 11h45

Tema:  Fomento à Inovação e Empreendedorismo – DNIT

Palestrante: Mírian de Fátima Leocádio Gomes

Ementa: Em função do cenário atual econômico do Brasil, o qual impõe ao ente público restrições orçamentárias o que leva a busca de soluções para realizar mais com menos e visando dotar a Autarquia para os novos desafios oriundos das transformações tecnológicas que tendem a alterar os modelos convencionais de gestão e de produção, o DNIT está atuando na implementação de um núcleo focado em inovação e empreendedorismo para o setor público. A autarquia está aplicando novos métodos focados em práticas colaborativas e na experimentação com vistas a modernizar e diversificar suas competências de trabalho, agregando à já reconhecida expertise técnica uma visão de desenvolvimento tecnológico com implicação na geração de receita e incentivo direto a cultura da inovação e do empreendedorismo (CIE) corroborando com as tendências atuais, melhores práticas da iniciativa pública nacional e internacional e ingresso nas redes públicas de inovação.

Mini Bio: Formada em engenharia civil (1995), com especialização em infraestrutura de transportes e em gestão pública. Trabalhou em empresas de consultoria em engenharia de transportes e segurança de trânsito no desenvolvimento de projetos em parceria com o BID, JIICA e Banco Mundial de 1985 até 2006 quando ingressou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, na carreira de analista de infraestrutura de transportes, onde atuou no desenvolvimento de metodologias de planejamento e gestão de recursos PPI / PAC, nas atividades de planejamento de políticas de infraestrutura, orçamento, licenciamento e gestão ambiental para obras de infraestrutura, planejamento estratégico, gestão por processos, gestão de empreendimentos contratados sob o regime diferenciado de contratação integrada e gestão de portifólio de iniciativas de inovação e empreendedorismo. Neste período ocupou cargos de coordenadora de estudos e projetos ambientais, coordenadora geral de meio ambiente substituta e assistente técnica do Diretor de Planejamento e Pesquisa, Diretor Geral e atualmente é Chefe do Núcleo de Novos Negócios e Inovação do DNIT.

Debate de 12h às 12h30

19 de setembro de 2018 | Experiência

Palestra de 9h às 9h30

Tema:  Modernização do Metrô DF e Gestão de Obras Públicas – METRÔ DF

Palestrante: Fernanda Sousa | Chefe de Divisão – TISF Metro-DF

Ementa: Necessidades Operacionais do Metrô-DF; Expansão e Contratação de Projeto Básico; Crise de 2015 e Desmembramento dos Projetos; Pregões Eletrônicos; Escopo das modernizações de Comunicação; Vantagens e Melhorias nos sistemas; Andamento e aprimoramento; Lições Aprendidas

Mini Bio: Formada em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília, 2007. Atuando como Engenheira Mecânica no Metrô DF desde 2009. Mestre em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasilia, 2011. Especialista em Cidades Inteligentes, Instituto Austríaco de Tecnologia, 2013. Atualmente faz especialização em Gestão de sistemas Metroferroviários pela Deutsche Bahn.

Palestra de 9h30 às 10h

Tema:  Gerenciamento de Projetos de Obras Públicas – INFRAERO

Palestrante: Fernando Caramaschi Borges

Ementa: Apresentar metodologia de gerenciamento de projetos da Infraero, aplicada a obras públicas em contratos de obras por empreitada por preços unitários ou global, incluindo apresentação de resultados e manuais.

Mini Bio: Engenheiro Mecânico especializado em gerenciamento de projetos, responde pela Gerência de Normas e Padrões e Escritório de Projetos de Engenharia, da Superintendência de Engenharia da Infraero. Possui  experiência de 8 anos em licitações e contratos de Engenharia pelas legislações 8.666/93 (Lei geral de licitações), 10.520/02 (pregão), 12.462/11 (RDC) e 13.303/16 (Lei das Estatais). Atua como Diretor técnico da Federação Nacional de Engenheiros Mecânicos e Industriais, FENEMI, da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, ABEMEC-DF e  Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial e de Segurança do Trabalho – CEEIST do CREA-DF.

Palestra de 10h às 10h30

Tema: As oportunidades de eficientização de edifícios à luz da IN-SLTI nº2/2014 do MPOG (PBE-Edifica) – ELETRONORTE

Palestrante: Alvaro Raineri

Ementa: A Etiquetagem de edifícios públicos se tornou obrigatória no âmbito nacional em 2014. O Programa Brasileiro de Etiquetagem visa, por meio da transparência do consumo energético, avaliar o desempenho energético de uma edificação, a fim de promover sua eficiência, classificando-a em níveis.  Por esta razão, a preparação do setor público, em projetos e execução de obras com foco em desempenho energético é de suma importância. Entre os regulamentos e manuais disponíveis estão o RTQ-C, o RAC, suas Portarias Complementares, além de manuais com diretrizes para a obtenção de edificações nível A por zona bioclimática.

Mini Bio: Analista de Eficiência Energética. Graduação em Administração com habilitação em Política e Gestão da Ciência e Tecnologia. Especialista em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor de Energia Elétrica. Trabalha na Eletronorte desde 1984. Seus esforços atualmente estão direcionados para a eficiência energética das instalações prediais, subestações e usinas da Eletrobras Eletronorte. Atua em projetos, instalação e operação de sistemas fotovoltaicos e na implantação e certificação da Norma ISO 50001- Gestão de Energia – como auditor líder.

Palestra de 10h45 às 11h15

Tema: Ferramenta de Gestão para Obras Rodoviárias – DNIT

Palestrante: Alisson Jobim Pereira Nascimento

Ementa: A cada dia novas tecnologias permitem às pessoas o acesso de qualquer informação, a qualquer hora e em qualquer lugar. E para fazer parte desse novo cenário de informações instantâneas, o DNIT criou o SUPRA – Supervisão Rodoviária Avançada, um sistema inovador que tem como objetivo fortalecer a gestão das obras rodoviárias, permitindo um acompanhamento praticamente em tempo real do andamento das obras de infraestrutura. Além de ser um excelente mecanismo de gestão, a ferramenta do SUPRA possui diversas funcionalidades que buscam otimizar o fluxo de informações sobre as obras rodoviárias e entre a autarquia e o usuário. A ferramenta passa por constantes atualizações, e hoje é possível navegar pelas obras por meio de mapas interativos, enviar mensagens para outros usuários para esclarecimentos de dados, acompanhar a evolução por meio do diagrama unifilar da obra e por fotos atualizadas mensalmente, entre outras funcionalidades. Além de todas as vantagens, o sistema ainda é compatível com celulares e tablets, o que permite o acesso simultâneo de múltiplos usuários em qualquer local. E também salva os dados em um único banco de dados, permitindo a integração em todos os níveis de gestão.

Mini Bio: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Geotecnia pela Universidade de Brasília, MBA Executivo em Gestão Pública com Ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2015). Membro do Grupo de Pesquisas em Geossintéticos da UnB e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Melhoria de Solos com geossintéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: consolidação em solos moles, solos tropicais e pavimentação. Na área de gestão dedica-se ao acompanhamento e controle em obras rodoviárias. Atualmente é Analista de Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT na função de Coordenador de Acompanhamento de Obras da Coordenação de Construção Rodoviária do DNIT e faz parte do Corpo Docente da Faculdade UNIEURO.

Palestra de 11h15 às 11h45

Tema: Gestão da Segurança do Trabalho no Serviço Público: a experiência da Câmara dos Deputados – CÂMARA DO DEPUTADOS

Palestrante: Karluce Santos Rezende

Ementa: Será apresentada a gestão da Segurança do Trabalho (ST) na Câmara dos Deputados, desde sua concepção até os dia atuais. Será enfatizado os principais eixos de atuação da ST na Câmara, de forma a demonstrar os procedimentos de trabalho implantados e que podem servir de base para o desenvolvimento da gestão da ST em outros órgãos públicos.

Mini Bio: Graduada em Engenharia de Controle e Automação (2007), pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (2011), pós-graduada em Gestão Pública e em Gerenciamento de Projetos (2013). Atualmente é mestranda no Mestrado Profissional em Poder Legislativo na área de gestão pública. Atuou em pesquisas científicas na área de automação residencial e industrial (2005 – 2007). Em 2009 entrou no serviço público federal na área de fiscalização de transportes terrestres (ANTT). Desde 2012 atua como engenheira de segurança do trabalho da Câmara dos Deputados, chefia a equipe de segurança do trabalho, planejando e coordenando suas ações. Participa e gerencia projetos interdisciplinares ligados à área de segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho e de proteção contra incêndio.

Debate de 12h às 12h30

20 de setembro de 2018 | Conclusão

Painel sobre Inovação de 9h às 10h

Composição: palestrantes do dia 18

Painel sobre Experiências de 10h15 às 11h15

Composição: palestrantes do dia 19

Painel sobre próximo GEPOM de 11h30 às 12h30

Composição: todos os participantes.

Outras Informações

Acreditamos que a partir disso, potencializaremos a atuação das equipes internas, contribuiremos para a disseminação da diversidade e qualidade de produtos, serviços e pessoas, além de gerarmos resultados em todos os níveis, de forma legal e moderna, com  uso dos conhecimentos e produtos resultantes de cada encontro.

Esperamos com este evento,

I – POTENCIALIZAR a formação e a capacitação de servidores e funcionários públicos;

II – ESTIMULAR o acesso à informação;

III – COMPARTILHAR benefícios e experiências;

IV – DIVULGAR PROMOVER o resultado da ação em todo o cenário local e nacional; e

V – CONTRIBUIR para a disseminação de propostas inovadoras no setor público.

Para quem for de carro, o local dispõe de estacionamento gratuito.

Esperamos que todos aproveitem! Tenham um ótimo evento!

One thought to “4º Encontro do GEPOM”

  1. Boa tarde, participei do evento 4º Encontro do GEPOM – Gestores Públicos de Obras e Manutenção, e não recebi o meu certificado de participação, gostaria de saber se ainda tem a possibilidade de enviar o mesmo. Desde já agradeço pela atenção dispensada.
    Atenciosamente,
    Paulo César Machado Sena

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